05/09/2013

Chá de urtiga.

Gente hoje caminhando pelo meu sítio vi tanta urtiga que resolvi fazer uma postagem sobre o lado bom dessa planta, pois muita gente tem pavor de urtiga acham que só serve pra queimar a pele!
A urtiga é uma planta comum, têm má fama e são complicadas de manipular porque provocam irritação na pele, ao contacto, mas esse efeito desaparece quando cozidas (que é a forma mais comum de serem usadas). Usando luvas já não há problema.
Hoje, a Urtiga é utilizada como planta medicinal, alimento e fonte de clorofila.
As urtigas são referidas como sendo contra indicadas para grávidas e pessoas com edemas de origem cardíaca ou devidos a problemas renais (dos rins)…
Se houver intolerância gástrica que se manifesta através de náuseas e vômitos.
Usar água de urtigas para combater os pulgões das plantas: colocar 100 gr de urtigas frescas, ou 20 gr de urtigas secas em um litro de água e mexer de vez em quando. Borrifar as plantas com essa água passados dois dias.

Chá de urtiga:
Indicado para: Hemorragias, anemias, ácido úrico, asma, brônquicos, ciática, circulação, depuração do sangue, diabetes, diarréias, próstata, úlcera, reumatismo gotoso, complemento alimentar, como coadjuvante no tratamento de distúrbios urinários. Uso Externo: Irritações e corrimentos.
Como fazer: Coloque 1 colher de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos.
Coe e está pronto para o uso.
Beber o Chá de urtiga de 2 a 3 xícaras ao dia!